Cap. 201
Uma dúzia de homens a cavalo chega até a fogueira que já foi o Elle. Liderando o grupo, está o xerife de New Heaven, que reconhece o Dr. William e se apresenta:
— Doutor, estamos atrás de Ted Tex, um criminoso procurado que passou por nossa cidade dois dias atrás e nos despistou depois de causar muitos problemas. Pelo visto, acredito que ele tenha passado por aqui também.
William: — Foi ele mesmo, xerife. Matou mais uma pessoa e fugiu levando uma moça como refém. Nossos delegados estão para sair em seu encalço.
Xerife de New Heaven: — Iremos junto. Para que lado ele foi?
— Norte. – responde Augustus, se aproximando do grupo: — Boa noite, senhor xerife. Sou o delegado Augustus Wondernoff. Eu e o outro delegado (ele aponta para Cobra Traiçoeira, levantando rumores e risos do grupo de visitantes) agradecemos por nos deixarem ajudar.
— Norte? – questiona um membro do grupo. — É território Pé Preto.
Xerife: — Eu sei, Henry, mas precisamos ter certeza se ele foi mesmo para lá e se os índios encontraram com ele.
Henry: — Xerife Austin, estamos o dia todo batendo nossas bolas na cela. Vamos deixar que os índios façam o trabalho.
Cobra, juntando-se à conversa: — Os Pés Pretos não atacarão se perceberem que o homem branco só está de passagem. A não ser que ele siga em direção à aldeia.
Augustus: — Mas ele está carregando uma mulher amarrada junto?
Cobra: — Se ela não for Pé Preto, não irão se meter.
Austin: — Então iremos atrás deles.
Cobra: — Um branco e uma mulher amarrada são perturbação passageira. Um grupo de brancos armados chegando no meio da noite é uma invasão.
Austin: — São seu povo, irão escutar se você explicar o que fazemos lá.
Cobra: — Pode ser. Se não atirarem antes de fazerem perguntas. O que vocês brancos fariam se um monte de guerreiros chegasse armado em sua cidade na madrugada? Iriam sair de suas casas e conversar para entender o motivo.
O xerife pondera alguns instantes, volta-se para seus homens e comanda: — Vamos ver como podemos ajudar por aqui e deixar que os delegados de Rotten Root assumam a perseguição.
Os homens descem de suas montarias e Austin passa uma última ordem: — Delegado Henry, você acompanha os dois.